21 de janeiro de 2005

Problemas

Isto hoje anda mau. Amanhã tenho exame outra vez. De qualquer forma acho que vale a pena fazer um intervalo para falar (mal, para variar) da legendagem de certos canais da televisão por cabo. Temos o exemplo de um, no qual eu até dou a minha visionadela de vez em quando, onde as capacidades gramaticais de quem faz as legendas deixam um bocado a desejar (não estou a falar de nenhuma Fox em particular). É certo que a legendagem de filmes e afins nunca foi o forte do bom velho portuga (lembremo-nos de traduções célebres como "Cliffhanger" para "Assalto Infernal", ou mesmo "No retreat, no surrender" para "Rendição incondicional"), mas acho que estamos a esticar-nos um bocadito quando vemos na televisão coisas como "a mulher que sempre desejas-te" ou ainda bacoradas semelhantes como "matas-te-o?". É televisão, com a breca! É suposto ensinarem a malta, já que os livros escolares dos clubes de futebol não resultam...

Agora coisas mais sérias: Tenho uma teoria porque é que não tem caído água dos céus, ultimamente. Conhecem aquele provérbio "Chuva de Janeiro, cada gota vale dinheiro"? Pois... é a crise.

Para terminar, e porque isto até tem piada pôr imagens nos blogs, aqui fica uma que simbolicamente representa o problema de língua que afecta mais e mais portugueses, a cada minuto.

Sem comentários: