31 de janeiro de 2005

Estar preso é o contrário de não estar... preso.

Isto as notícias mostram cada coisa... Estava eu no meu alegre repasto do meio dia quando, de repente, aparece um tipo (devia ser o ministro da defesa, mas eu de política percebo nada) a falar sobre um novo estabelecimento prisional para mulheres (prisão para gajas, pronto), que tinha sido inaugurado recentemente. Entretanto, enquanto o homem lá desbobinava palavra atrás de palavra sobre a qualidade da mesma, iam mostrando imagens da prisão. Por momentos, pensei que se tivessem enganado na peça e que estivessem a mostrar uma escola ou assim, mas não. Aquilo parece um hotel de luxo. Será que eles estão a tentar motivar o pessoal a ir para a cadeia? É que temos escolas em que chove nas salas de aula e onde os alunos morrem de frio, e depois temos prisões com condições que fazem com que muito político não se importasse de, por uma vez na vida, deixar de lado os seus princípios éticos e cometer uma acção menos própria, ilegal até.

Acho isto triste. Relembro com saudade os bons velhos tempos, quando estar preso era sinónimo de pernoitar assustado contra um canto do beliche, de vidro na mão (sim, porque lá dentro não há facas), com medo das milhentas ratazanas prontas a atacar ao mínimo sinal de queda das pálpebras.

3 comentários:

Blake disse...

Isso dizes tu...

Anónimo disse...

bem...
o k tu dzes tah certissimo...
o k eu axo, é k os politicos k investem nas cadeias, tao a investir no seu futuro...
lolol..
escola teem eles.
********
rakel

void disse...

Realmente não é parvo de todo construir prisões de luxo. Convenhamos que, se a malta acorda, há muito político que lá vai parar.