Rotundas são fáceis, estúpido! |
Passo a explicar o meu (que por motivos messianicamente óbvios considero o correcto) modo de circular nestas coisas do demónio:
O pisca
O pisca, meus amigos, foi a maneira que Deus arranjou de dizer ao mundo "oh meu cabrão, faz favor de informares os outros condutores do que pretendes fazer na interacção que se segue" e, como tal, deve ser utilizado para o efeito. À entrada de uma rotunda, portanto, faz-se pisca à esquerda quando pretendemos sair na saída depois daquela que é para ir em frente (não digo terceira saída porque na realidade podem haver mais saídas à direita daquela que é para ir em frente, e podia confundir os vossos crânios simplórios já ao início). Antes da nossa saída da rotunda procede-se à iluminação da lâmpada indicadora de mudança de direcção à direita. Simples? Yep! Só para recordar: Só não se abre pisca à esquerda quando vamos para saídas antes da que vai em frente (inclusivé, em frente não se abre pisca para a esquerda) e abre-se *sempre* pisca para sair da rotunda seja em que saída for.
As faixas
Neste desenho talvez não se perceba bem, mas existem duas faixas. De acordo com o código da estrada, este diagrama não está correcto. O código diz que só se deve entrar numa rotunda na faixa da direita quando queremos ir para a saída imediatamente à direita. É aqui que eu tendo a discordar. Eu acho que depende muito do tamanho da rotunda em questão. Há por ai muitas mini-rotundas (inventadas por uma série de anormais na DGV, mas disperso-me no pensamento) que é praticamente impossível ir para a faixa do meio e imediatamente desviarmo-nos para a da direita para sair na saída que vai em frente. Mais, lembremo-nos que em caso de choque, quem está pela direita tinha prioridade por isso em rotundas pequenas é preferível jogar pelo seguro e ir em frente pela faixa da direita.
Resumindo e baralhando, desta vez por pontos, para esta geração de jogos fáceis e coeficientes de atenção reduzido:
- Sempre que queremos ir mais para a esquerda do que em frente, devemos abrir pisca à esquerda;
- Imediatamente antes da nossa saída devemos indicar que queremos sair colocando o pisca à direita. Isto em qualquer saída que escolhamos;
- Em rotundas de duas faixas para ir para a direita ou em frente encostamo-nos à direita (ler explicação mais detalhada em cima);
- Para para a esquerda ou mais encostamo-nos à esquerda.
Só duas notas para terminar: O pisca não nos dá direito de nos metermos! E quem usa faróis de nevoeiro quando ele não existe devia ser enrabado por uma forquilha sem lubrificante!
HeyMan
4 comentários:
É isto! Sem tirar nem pôr! Concordo especialmente com a parte da forquilha...
P.S. - A parte de ir pela faixa da direita quando se vai em frente (e assim sendo, TUDO o que aqui diz) foi-me ensinado assim na escola de condução :)
Hello
Depende do tamanho da retunda, se for pequena tens de circular como tens no esquema, se for grande, como a do Marquês de Pombal, tens de circular pela esquerda e passar progressivamente para à direita. Acho eu!
hEYmAN
Concordo com o Bushman no aspecto do tamanho (grande salvo seja). Supostamente no código diz que devemos adoptar a faixa equivalente à saída que queremos tomar, i.e., se queremos sair na sexta saída devemos ir para a sexta faixa a contar de fora. Cada vez que passamos uma saída antes da nossa mudamos para a próxima faixa (direita) e assim sucessivamente até estarmos na de fora quando for para sair.
Eu devia era mandar fazer umas tshirts a dizer "Rei das rotundas", isso sim ;)
ainda bem que mostras este teu descontentamento...!
ora por vezes vejo-me obrigada a fazer as rotunda em 'surviver-style' devido ao elevado numero de bestas circulantes nas ditas rotundas, que tb devem andar mt descontentes com o modo como o pessoal as contorna.
Void-style ao poder!Vivó rei da rotunda!
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