16 de novembro de 2012

Programadores e os cintos de castidade

Durante as minhas ultimas aventuras informáticas, que envolveram um computador portátil com motherboard queimada e a aquisição de um novo, tenho andado a lutar, com linux em dual boot, UEFI, virtaul machines, trabalho em atraso, etc....

Durante todo este processo tive uma epifânia (desde que conheci um Epifânio acho um piadão a esta palavra), para os programadores, os seus portáteis são como as esposas de um cavaleiro durante a idade medieval e passo a explicar a metáfora:

Para os programadores, os seus computadores não se passam a ninguém  são só deles e a manutenção não é feita por ninguém que não eles. Os programadores são senhores do seu domínio (informático neste caso).

Para os cavaleiros medievais  as suas esposas eram quase como propriedade, controlavam-se os contactos com outras pessoas e eles decidiam tudo a seu respeito. Acontece, que por vezes um cavaleiro tinha que se ausentar em demanda ou cruzada (ou para ir às meninas/fazer bastardos noutra terra qualquer), nessa situação tinham ao seu dispor os cintos de castidade, que garantiam que as suas esposas não eram devassadas (e que não andavam na maluquice).

Tal como os cavaleiros, os programadores também têm que se separar dos seus computadores, manutenção, avarias, etc. nesses casos é colocado um cinto de castidade no computador, sob a forma de formatações, pastas encriptadas etc, etc, de modo a garantir que os deus dados não são devassados.

E é isto

Heyman


5 de novembro de 2012

Abril Abril Abril Abril Abril Abril

Agora que já consegui tirar todo o significado à palavra, tenho a dizer que estou triste precisamente por causa de ... Abril. É que o último post no Jesus Quisto foi precisamente nesse mês.

Ora costuma-se dizer "Abril águas mil" mas o que é certo é que estamos em Novembro e já choveu mais do que em todos os Abriles (sim, é uma palavra; eu sou o Messias, posso inventar como quiser) desde que nasci. Mas sigamos este caminho das curiosidades: Abril deriva do latim "Aprilis", que significa Abrir. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, o nome etrusco de Vénus, deusa do amor e da paixão. Já estão a ver onde é que eu poderia ir com esta conversa, certo? :)

Mas não, continuemos pelas curiosidades: Em Abril morreu o Papa João Paulo II, morreu Kurt Cobain, o pólo norte foi descoberto, nasceu o Hitler, nasceu (e morreu) Shakespeare, e foi fundado o Goiás Esporte Clube de Goiânia. É também neste dia que se celebra o dia da mentira, o dia do beijo, o dia do aço (?!?) e, repare-se, o dia do obstetra. Foi nesta altura que parei de ler a página da wikipedia e perdi toda a fé na humanidade. Minto, isso foi a semana passada.

Adenda: Ao prosseguir a leitura (eu sei que disse que parei, mas na realidade sou um mentiroso compulsivo), reparo nos seguintes dias, também eles, de grande interesse:

  • 4 de Abril : Dia do parkinsoniano - Que, tristemente, todos eles se esquecem de celebrar;
  • 5 de Abril : Dia do Propagandista Farmacêutico, Dia dos Fabricantes de Materiais de Construção - Não sei que diga, tudo isto me parece estranhamente específico;
  • 27 de abril : Dia da Empregada Doméstica - Até a mulher-a-dias tem o seu dia (eu sei, foi fraquinho...);
  • 28 de Abril : Dia da Sogra - Sem dúvida o melhor dia do ano.

HeyMan irmãos