24 de setembro de 2009

Cargos de sentido

Recentemente meditei sobre o significado da frase "cargos de direcção". Em Portugal existe uma serie incontável destes cargos em empresas, o que me faz olhar com mais atenção para o significado da expressão.


Pensemos em termos vectoriais: Chama-se direcção a' orientação de um vector no espaço, ou seja, ao angulo que esse vector faz com uma recta (ou plano) de referencia. Mas esse vector também tem um sentido, segundo essa direcção, que pode ser para a frente ou para trás.


Para explicar em mais detalhe, usando a referencia magnetica da terra, pensemos na direccao como sendo o Norte, Sul, Este, Oeste, etc.. Vamos ainda supor que o nosso vector tem direcção semelhante a' linha centro-norte/norte-centro (vertical). O sentido do nosso vector ou e' do norte para o centro, ou entao e' do centro para o norte (de baixo para cima ou de cima para baixo).


E, perguntam voces, esta tanga de fisica serve para que? Serve para ilustrar que, na realidade, eu acho que a expressão "cargos de direcção" faz todo o sentido em Portugal: A maior parte da malta nesses cargos sabe a direcção que a empresa tem de tomar. Mas muitos deles ajudam a faze-la andar no sentido oposto aquele que devia ser.



4 comentários:

Bushman disse...

Confesso que estou abismado com tanta sapiência!! Diz-me irmão, Quisto desceu em ti esta noite, certo?

Essa observação merece um Nobel.

Estou cheio de orgulho por conhecer gente tão esperta.

hAYmAN

RLV disse...

epá, espero que não tenha descido, senão é um bocado gay, estar com o Quisto dentro de nós..... em mim não desce nenhum Quisto

Bushman disse...

Mau, sempre achei que Quisto fosse uma divindade celeste e que entrevem nos desígnios,neste caso, na esperteza do crente descendo, de cima para baixo, sobre sobre este. Ou aqui também se aplica a teoria do vector que inaugurou este post?

No que toca à gayisse da questão é problema de cada um! Cada um recebe o Quisto por onde lhe dá mais jeito. No caso dos cristãos, recebem todos,sem excepção, o corpo de Cristo pela boca, aqui pelo menos cada um tem o direito de escolher como quer receber Quisto.

hEYmAN

Anónimo disse...

essa da hóstia rectal não está mal pensada, não senhor.