24 de setembro de 2009

Cargos de sentido

Recentemente meditei sobre o significado da frase "cargos de direcção". Em Portugal existe uma serie incontável destes cargos em empresas, o que me faz olhar com mais atenção para o significado da expressão.


Pensemos em termos vectoriais: Chama-se direcção a' orientação de um vector no espaço, ou seja, ao angulo que esse vector faz com uma recta (ou plano) de referencia. Mas esse vector também tem um sentido, segundo essa direcção, que pode ser para a frente ou para trás.


Para explicar em mais detalhe, usando a referencia magnetica da terra, pensemos na direccao como sendo o Norte, Sul, Este, Oeste, etc.. Vamos ainda supor que o nosso vector tem direcção semelhante a' linha centro-norte/norte-centro (vertical). O sentido do nosso vector ou e' do norte para o centro, ou entao e' do centro para o norte (de baixo para cima ou de cima para baixo).


E, perguntam voces, esta tanga de fisica serve para que? Serve para ilustrar que, na realidade, eu acho que a expressão "cargos de direcção" faz todo o sentido em Portugal: A maior parte da malta nesses cargos sabe a direcção que a empresa tem de tomar. Mas muitos deles ajudam a faze-la andar no sentido oposto aquele que devia ser.



10 de setembro de 2009

Anedota (a pedido)

A luz do ultimo post do meu carissimo irmao totalylouco aqui fica uma perola que me contaram no outro dia:

Uma rapariga entra num bar e repara num tipo sentado que tem um sapo em cima do balcao ao seu lado. Ela fica curiosa, aproxima-se, e pergunta-lhe o porque dele estar ali com um sapo em cima do balcao. Ele responde:

- Ah, este eh o campeao do mundo de cunilingus.

Ela diz:

- Ha? Campeao do mundo de cunilingus? Um sapo?

Ao que ele responde:

- Sim, se quiseres ele faz uma demonstracao. Eh o campeao, mas nao se importa de mostrar aquilo que faz de melhor.

Ela fica tao intrigada com o facto que concorda. Entao ele coloca o sapo por baixo da saia dela e ambos esperam. Passam-se 30 segundos e o sapo nada. Entao ele diz ah rapariga:

- Nao sei o que se passa. Ele eh o melhor nisto, completamente fenomenal. Deixa-me tentar perceber o que se passa.

Entao ele vai la abaixo da saia da miuda e dirige-se ao sapo:

- Entao campeao?!? Va la pa, mostra o que vales.

Mais 1 minuto se passa e o campeao nada. Ele volta a tentar convencer o sapo a mostrar as suas habilidades:

- Va, tu consegues. Mostra a razao pela qual es campeao do mundo. Va, da-lhe.

Passa-se mais um minuto e o sapo ainda nada. Entao a rapariga vira-se para o tipo e diz-lhe:

- Epa, eu mostro-ta uma ultima vez, mas lambe essa merd@!

Contadores de anedotas

A internet dá-nos coisas boas,.... mas simualtâneamente também nos tira algumas coisas.

Quem é que ouviu contar ou contou uma anedota no ultimo ano???? Quase aposto que ninguem das 3 pessoas que seguem este blog. Antes a malta juntava-se e contava anedotas e ouviam-se umas gargalhadas animadas. Hoje em dia, isso foi substituído por um sorriso abafado, no local de trabalho ao ler um email com uma séria de anedotas/hitorias/comentários que a maior parte das vezes já lêmos.
Ao menos antes o contador de anedotas sempre tinha a dignidade de perguntar se a malta já conhecia a anedota X.....
E havia sempre os putos reguilas que tinham uma série de anedotas com que os adultos e colegas se riam (às vezes só para fazer o jeito à criança), mas era engraçado.

Saudades.

Proponho que a malta começe novamente a contar anedotas, vamos trazer sorrisos aos nossos amigos.... (os imaginários não contam).