Recentemente meditei sobre o significado da frase "cargos de direcção". Em Portugal existe uma serie incontável destes cargos em empresas, o que me faz olhar com mais atenção para o significado da expressão.
Pensemos em termos vectoriais: Chama-se direcção a' orientação de um vector no espaço, ou seja, ao angulo que esse vector faz com uma recta (ou plano) de referencia. Mas esse vector também tem um sentido, segundo essa direcção, que pode ser para a frente ou para trás.
Para explicar em mais detalhe, usando a referencia magnetica da terra, pensemos na direccao como sendo o Norte, Sul, Este, Oeste, etc.. Vamos ainda supor que o nosso vector tem direcção semelhante a' linha centro-norte/norte-centro (vertical). O sentido do nosso vector ou e' do norte para o centro, ou entao e' do centro para o norte (de baixo para cima ou de cima para baixo).
E, perguntam voces, esta tanga de fisica serve para que? Serve para ilustrar que, na realidade, eu acho que a expressão "cargos de direcção" faz todo o sentido em Portugal: A maior parte da malta nesses cargos sabe a direcção que a empresa tem de tomar. Mas muitos deles ajudam a faze-la andar no sentido oposto aquele que devia ser.